Sucos e Alimentos Ricos em Vitaminas

Sucos e Alimentos Ricos em Vitaminas; O termo “suco verde” pode referir-se a uma grande variedade de vegetais processados através de um juicer ou liquidificador que transforma sólidos em líquidos mais suaves.

Embora o espinafre e a couve estejam entre as opções mais comuns, também podemos incluir alface romana, pepino, erva de trigo, brócolis, melão amargo (melão de são-caetano) e muitos outros.

Essa ênfase nos produtos verdes provém do fato de que muitos desses alimentos contêm maior variedade de nutrientes e vitaminas essenciais como ferro, vitamina K e antioxidantes do que os alimentos que não possuem essa coloração.

Além disso, os alimentos verdes de coloração mais escura, como a couve, costumam ter níveis mais altos desses nutrientes do que os vegetais verdes mais claros, como a alface comum, tornando-os, candidatos ideais para uma dieta saudável.

Dieta do Suco e Saúde Cardiovascular

A dieta do suco é simplesmente uma maneira mais conveniente de introduzir alimentos à sua dieta, pois muitos de seus sucos também incluem outros ingredientes mais palatáveis, como frutas e alimentos mais doces.

Os benefícios concretos de beber suco verde dependem dos ingredientes nele contidos. Por exemplo, um suco feito com grande quantidade de couve fornece uma alta dose de ferro – aproximadamente 1 mg por xícara – em comparação, quando o suco é feito com repolho, fornece 0,4 mg por xícara, de acordo com o USDA.

Dieta do Suco e Saúde Cardiovascular

O ferro, particularmente, é essencial para o desenvolvimento de um coração saudável. Pois é um dos elementos-chave para a produção de hemoglobina; componente encontrado nas células vermelhas do sangue que ajuda na distribuição de oxigênio por todo o corpo.

Se o corpo não tiver ferro suficiente para transportar adequadamente as moléculas de oxigênio para fora dos pulmões, ele não conseguirá funcionar adequadamente, dando uma sensação de cansaço e desânimo.

Sobrecarregar o corpo, significa sobrecarregar o coração, o que eventualmente leva a um enfraquecimento dos músculos; podendo resultar em doenças cardíacas ou outras enfermidades.

Outra maneira pela qual o suco verde ajuda a manter seu coração saudável é através da introdução de antioxidantes no organismo, que trazem uma ampla gama de benefícios à saúde em geral.

” Esse e-book 10 receitas de sucos emagrecedores é disponibilizado gratuitamente para os leitores. Pegue o seu é grátis é só clicar na imagem! Boa leitura.”

Com relação ao coração, os antioxidantes ajudam a restaurar os danos decorrentes das atividades diárias, fortalecendo suas paredes ao longo do tempo e permitindo que ele funcione com mais eficácia.

Muitos sucos verdes também contêm vitaminas que ajudam a manter o coração pulsando de maneira adequada e forte. Da mesma forma, os nutrientes e minerais presentes nos sucos podem ajudar a melhorar a circulação. Expandindo os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão sanguínea, o que permite que o sangue flua mais suavemente por todo o corpo.

Sobrecarregar o corpo significa sobrecarregar o coração

Os sucos verdes também ajudam a introduzir fibras à sua dieta, essenciais para um coração saudável, pois diminuem os níveis de colesterol no sangue.

O colesterol alto faz com que o coração trabalhe além do necessário para bombear sangue pelo corpo, pois ele literalmente bloqueia as passagens do sistema circulatório.

Sobrecarregar o corpo significa sobrecarregar o coração

A sobrecarga no coração, combinada à falta de oxigênio e ao acúmulo de toxinas devido ao fraco fluxo sanguíneo, pode resultar em um ataque cardíaco ou problemas semelhantes.

As fibras existentes nos sucos verdes ajudam a garantir o fluxo sanguíneo adequado e, dessa maneira, mantêm o coração e o corpo funcionando normalmente.

As fibras também ajudam a combater outras condições que podem levar a doenças cardíacas, como obesidade ou diabetes, proporcionando assim, mais saúde para o organismo.

O suco verde é pouco calórico e é um ótimo complemento para uma dieta hipocalórica que visa garantir um peso saudável, o que por sua vez beneficia significativamente a saúde do coração, pois tanto a obesidade como o sobrepeso são dois dos maiores colaboradores das doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e mortes prematuras.

Independentemente dos tipos de vegetais que você coloca no suco ou da frequência com que você os consome, eles são mais eficazes quando combinados com exercícios físicos regulares e com uma dieta equilibrada de modo geral.

Sucos e Alimentos Ricos em Vitaminas; Coma Suas Verduras

Quer você as misture em uma salada ou as coloque em um smoothie, as verduras trazem muitos benefícios à saúde.

Vejamos o quão saudáveis elas são.

O Que São Verduras?

Surpreendentemente, existem inúmeros tipos diferentes de verduras para você escolher.

Aqui estão algumas das verduras mais nutritivas que podem ser consumidas cruas ou acrescentadas às suas receitas:

Couve

Esta é uma potência nutritiva, que contém tudo o que você precisa em uma verdura. Possui muita vitamina C, vitamina A e vitamina K, além de cálcio, potássio e ácido fólico.

A couve pode ter uma coloração mais puxada para o creme ou mais escura, dependendo do tipo que você escolher. A couve pode ser usada para substituir pães e pães de hambúrguer e sanduíche, proporcionando uma refeição de baixa caloria e com baixo teor de carboidratos.

Sucos e Alimentos Ricos em Vitaminas; Couve-galega

São frequentemente utilizadas na culinária do sul dos Estados Unidos e são muito parecidas com a couve padrão. O sabor se assemelha mais ao do repolho do que ao da couve e têm uma textura macia. A couve-galega contém apenas 25 calorias em porções de aproximadamente meia xícara.

Folhas de Nabo

São as folhas localizadas no topo dos nabos e são tão boas quanto o próprio vegetal. Elas também são comumente usadas na culinária do sul dos Estados Unidos, assim como a couve-galega, mas são mais suaves do que outros tipos de verduras; portanto, elas não precisam de muito cozimento para ficarem saborosas.

Acelga

Possuem talos vermelhos, nervuras e caules nas folhas, e têm um sabor parecido com o da beterraba. É uma verdura excelente para refogar e possui muito cálcio – por isso evita pedras nos rins. Possui apenas cerca de 15 calorias por porção de meia xícara.

Espinafre

O espinafre tem apenas cerca de 20 calorias por porção de meia xícara e possui muita vitamina C e vitamina A, sendo excelente para a saúde. Também é rico em folato. Como o aquecimento reduz o conteúdo de oxalato, é melhor consumi-lo cozido do que cru.

Sucos e Alimentos Ricos em Vitaminas; Mostarda-castanha

Mostarda-castanha

Essa é uma verdura típica do sul dos Estados Unidos, muito parecida com a couve-galega e com as folhas de nabo.

Pode ser verde ou vermelha. Essa verdura exala um aroma de mostarda quando cozida que pode ser atenuado pela adição de limão ou vinagre, conferindo acidez.

Brócolis

Sim, essa também é uma verdura. Contém apenas 25 calorias por porção e é rico em vitamina A e vitamina C. Para garantir maior crocância, é ótimo frito.

Também pode ser consumido cru em saladas ou como snack, podendo ser mergulhados em molhos com baixo teor de gordura. O brócolis combina muito bem com massas, sopas e caçarolas. É um dos melhores alimentos vegetais da natureza.

Alface Romana

Esta maravilhosa alface pode possuir folhas vermelhas ou verdes e é ótima para saladas, sanduíches e até sucos ou smoothies. Nutricionalmente, é rica em vitamina A e em ácido fólico.

A alface verde é mais macia que a alface romana, que é um pouco crocante. As folhas mais escuras são mais nutritivas do que as folhas mais claras. Uma xícara contém apenas cerca de 10 calorias.

Sucos e Alimentos Ricos em Vitaminas; Repolho

Este é um vegetal pálido do tipo crucífero. Ele contém uma grande quantidade de vitamina C e outros agentes de combate ao câncer. Pode ser verde ou vermelho e pode ser cozido, frito ou simplesmente transformado em uma salada de repolho picada. Uma xícara e meia contém apenas 15 calorias.

Alface americana

Esta é uma alface de sabor mais suave, porque contém muita água. É ideal para perda de peso, pois deixa você muito satisfeito e é ótima para saladas e sanduíches.

Ela é muito popular, mas é menos nutritiva do que muitos outros vegetais. Pessoas que estão começando a se alimentar à base de verduras podem optar por ela, para depois passar para outras mais saudáveis. A alface americana praticamente não tem calorias e pode ser consumida livremente.

Os Benefícios de Comer Verduras

Não há dúvida de que verduras são boas para você. Aqui estão alguns de seus maiores benefícios para a saúde:

Envelhecimento Mais Saudável

Verduras contêm vitamina K, que ajuda a coagular o sangue. Pouca vitamina K na dieta resulta em predisposição a doenças cardíacas, calcificação renal, placas arteriais e ossos frágeis.

Uma xícara de verduras cruas irá satisfazer suas necessidades diárias de vitamina K, sendo a couve a melhor nesse quesito, juntamente com folhas de dente-de-leão e acelga.

Mantêm o colesterol baixo

Isto se aplica principalmente à couve e à mostarda-castanha. Quando as fibras desses tipos de vegetais se associam aos ácidos biliares, eles são excretados pelo corpo em vez de entrarem na corrente sanguínea e aumentarem o colesterol.

Ajudam Sua Visão

Isto se aplica principalmente à acelga, mostarda-castanha, folhas de dente-de-leão e couve. Elas contêm muitos tipos de luteína e zeaxantina, que ajudam a filtrar luzes de alta potência.

Este é um tipo de luz que pode danificar seus olhos. Essas verduras também ajudam a combater a alta luminosidade, diminuindo suas chances de contrair catarata.

Abastecem o Corpo

Uma xícara de endívia, quando consumida crua, dá a você um décimo de suas necessidades de ácido pantotênico – que é a vitamina B. Isso ajuda a converter carboidratos em glicose, que são usadas como combustível para gerar energia para o corpo.

Você precisa ingerir vitaminas do complexo B todos os dias, pois elas são solúveis em água e qualquer excesso é simplesmente removido do corpo todos os dias.

Melhoram a Saúde Óssea

O sabor amargo de muitos dessas verduras significa que elas são ricas em cálcio, que é bom para os ossos.

Você não pode obter cálcio suficiente apenas comendo verduras, mas elas podem ajudar. Cerca de 1/2 xícara de folhas de dente-de-leão, por exemplo, contém 78 miligramas de cálcio.

Previnem o Câncer de Cólon

Isto se aplica, principalmente ao caso da mostarda-castanha e da couve, que fazem parte da família de hortaliças denominada Brassica, assim como o repolho e o brócolis. Quanto mais você as ingere, menor o risco de câncer de cólon.

Gostou da leitura? Se gostos compartilhe com família e amigos. E não se esqueça de dizer o que pensa, comente abaixo sua opinião! Se quiser saber mais Clique aqui!

Grátis >>> 10 Receitas de Sucos Emagrecedores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.